PABX  (11) 3311-8840

|

Contas a receber  (11) 3228-5403

Contas a pagar  (11) 3229-5122

Blog

Imagem - A vida em condomínio: os prós e contras

A vida em condomínio: os prós e contras

A vida em condomínio implica submeter-se a uma série de restrições e obrigações. As normas da Convenção e do Regulamento Interno devem ser cumpridas, bem como as decisões das assembleias que nem sempre agradam a todos. A convivência é difícil. É preciso uma boa dose de tolerância entre os moradores. O síndico e representante legal do condomínio, precisa usar o bom senso, aplicar multas em determinados casos ou até mesmo propor ações judiciais, quando as tentativas de acordo ou a fase de diálogo tiver sido encerrada, criando assim algumas inimizades.

Em matéria de condomínio, nunca é possível afirmar que já se viu tudo. Sempre surge algo novo, jamais visto e impensável. O condomínio é fonte inesgotável para a psicologia como ciência que estuda o comportamento e os processos mentais das pessoas, e também para a sociologia, que estuda o comportamento humano em função do seu meio social, na tentativa de compreendê-lo.

É um exercício de paciência, de compreensão e de interação entre os moradores.

No espaço condominial residem pessoas de diferentes origens, extratos sociais e educação, a maioria delas sem nada em comum, numa convivência forçada.

Daí a razão dos inúmeros conflitos e desentendimentos.

O condomínio é regido pelo Código Civil, Lei nº 10.406 de 10.01.2002, artigos 1.331 a 1.358, com as alterações da Lei nº 10.931 de 03.08.2004, sob o título “Do condomínio Edilício”. Essa é a norma geral.

A norma interna de cada condomínio é a convenção condominial, que trata de tópicos como assembleia geral, corpo diretivo, forma de contribuição, etc. E abaixo da convenção, o regimento interno, também denominado regulamento interno, disciplinador de problemas de menor importância, corriqueiros, como horário de mudança, regras de uso da piscina, vagas de garagem, animais, etc.

Quanto aos problemas existentes nos condomínios, não é possível afirmar qual o maior. Depende de cada um individualmente. No que a inadimplência é alta, ela pode significar maior problema. No condomínio em que não há inadimplência, o maior problema poderá ser com relação a vagas de garagem ou ao barulho e assim por diante.

Dentro disso, existe uma questão positiva porque no condomínio existem bens coletivos que podem ser usufruídos por todos e os custos e manutenções são rateados. Se você mora em uma casa fora de um condomínio, vai precisar arcar com despesas com segurança, por exemplo, sozinho.

Leia também: 8 dicas para escolher o imóvel perfeito para morar

Imobilife administração de condomínios

Está buscando uma empresa para administrar seu condomínio? Com mais de 15 anos de atuação no mercado, nós garantimos a satisfação na sua gestão condominial

Caso deseje receber uma proposta, entre em contato através desse e-mail: contato@imobilife.com.br

administradora de condominios em sao paulo

Artigos Relacionados

Atendimento
Enviar via WhatsApp